Conheça os Grupos do 26º Distrito

Você que vem acessando nosso Blog com frequência deve estar se perguntando: mas como faço para ser escoteiro? Leia abaixo uma pequena definição de cada ramo, os Grupos que fazem parte do Distrito e um pequeno documentário sobre a importância do Movimento Escoteiro.

Lobos: De 07 a 11 anos, as crianças nesta idade podem ingressar no Ramo Lobinho. Toda esta fase é desenvolvida em torno do Livro da Jângal, tendo Mowgli, o menino lobo, como personagem do bom exemplo, com ênfase para a diversão.

Escoteiros: De 11 a 15 anos, os jovens podem fazer parte do Ramo Escoteiro. Esta fase é voltada para a vida em Equipe, Patrulha, com ênfase para a afirmação e sua autonomia, liderança e aventuras em contato com a natureza.

Sêniores e Guias: De 15 a 18 anos, os jovens podem fazer parte do Ramo Sênior. Esta fase é voltada para atividades de aventura, serviços comunitários, sociais, culturais e desafios junto à natureza.

Pioneiro: De 18 a 21 anos, os jovens, já em fase adulta, podem ingressar no Ramo Pioneiro. Com lema de Servir, desenvolvem projetos e ações sociais em conjunto com a comunidade. Os Pioneiros também auxiliam dentro do Grupo Escoteiro.

Escotista: Acima dos 21 anos, o adulto pode participar do Grupo Escoteiro como voluntário, ajudando em diversas frentes como o administrativo, comissão de pais, auxiliar na cozinha ou então ser Chefe em alguma tropa.

Conheça agora os Grupos de Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos e Vacaria. Entre em contato com o Grupo que mais gostar e seja mais um escoteiro! Se você não mora nessas cidades, acesse o Site dos Escoteiros Rio Grande do Sul no menu acima. Dúvidas? Entre em contato conosco por email maisescoteiros@gmail.com ou se preferir pelo Facebook ou Twitter.

 Sempre Alerta!




Grupo Escoteiro Ismar Bauler 84RS

Não há história, nem há dados que definam o motivo da criação deste novo grupo. Porém o que mais motivou os seis chefes foi a necessidade de fazer algo pelo movimento escoteiro diretamente na comunidade. A ocasião surgiu quando o chefe Carlos Marques assumiu a presidencia da Associação do Moradores da Vila Moderna e apresentou a proposta aos diretores da mesma. Então prontamente aprovada, o G.E. Ismar Bauler passou a fazer parte da Associação dos moradores como um departamento.

Para conhecer melhor o Grupo
Rua José Martha, 726 – Vila Moderna
Email: g.e.ismarbauler84@gmail.com


Grupo Escoteiro Baden Powell 179RS

O Grupo Escoteiro Baden Powell foi fundado em 1985, após um projeto de lei do Governo do Estado em que cada Escola deveria implantar um Grupo Escoteiro em suas dependências. Sua sede fica junto ao Colégio Estadual Imigrante, no Bairro Bela Vista em Caxias do Sul em uma parceria de muito sucesso entre a escola e a comunidade.

Para conhecer melhor o Grupo
Sede no Colegio Imigrante, no Bairro Bela Vista
twitter: @Baden179RS
email: seniorxavante@hotmail.com
contato: 96338261 com Gabriel



Grupo Escoteiro Saint Hilaire 154RS

Em 25 de Julho de 1980, fundava-se o Grupo Escoteiro Saint Hilaire. O Grupo que tem como missão formar novos cidadãos e conta com uma equipe de chefes e pais que dedicam parte do seu tempo. voluntariamente, para acompanhar as atividades e auxiliar no desenvolvimento dos membros do Grupo. A sede fica dentro do Campus da Universidade de Caxias do Sul, apoiadora do Movimento Escoteiro.

Para conhecer melhor o Grupo
Em frente a Mecatronica no Bairro Cruzeiro
twitter: @sainthilaire154
email: sainthilaire@pop.com.br


Grupo Escoteiro Imigrante 151RS

Em setembro de 1980 surgiu em Caxias do Sul um novo Grupo que recebeu o nome de Aruanã Hetô, nome de origem Tupi-Guarani, que significa Casa das Máscaras Sagradas. Dois anos depois, optou-se por trocar o nome para Imigrante, em homanagem à população da cidade. O Grupo tem sua sede no SEST/SENAT e prioriza o desenvolvimento dos jovens por meio dos valores e principios estabelecidos por BP para o Movimento Escoteiro, uma fraternidade mundial.

Para conhecer melhor o Grupo
SEST - SENAT no Bairro Pioneiro
twitter: @Imigrante151
email: imigrante151@hotmail.com


Grupo Escoteiro do Mar Barão de Teffé 17RS

O Grupo Escoteiro do Mar Barão de Teffé, foi fundado em 31 de Agosto de 1994, com a iniciativa de quatros amigos. Sua sede localiza-se no Campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O Grupo possui uma ótima equipe de jovens, chefes e pais que tem como principal objetivo criar melhores cidadãos.

Para conhecer melhor o Grupo
Junto a Vila Olimpica da UCS
Contato: Presidente: Joel Evandro Smiderle
3212-5553/ 9971-5715 joel.smiderle@hotmail.com


Grupo Escoteiro Moacara 32RS

Moacara, com seu organizador e primeiro chefe escolhido e nomeado Ismar Bauler, foi oficialmente fundado em 15 de junho de 1967, no salão da paróquia da Virgem Maria, o nome Moacara foi escolhido devido ao Grande Chefe Indígena do Mato de uma das tribos do antigo “Campo dos Bugres”, hoje Caxias do Sul. Sua sede atual se encontra nos Pavilhões da Festa da Uva, sendo um dos grupos mais antigos da região.

Para conhecer melhor o Grupo
Sede nos Pavilhões da Festa da Uva
email : gemoacara@gmail.com


Grupo Escoteiro Amigo Panda 296RS

Localizado na Sede Campestre do Carmo no Bairro Cinquentenário











Grupo Escoteiro Alberto Mattioni 79RS

Grupo Escoteiro de Flores da Cunha, sua sede fica localizada no Parque da Vindima
Para conhecer melhor o Grupo

Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande 29RS

Grupo Escoteiro de Vacaria, sua sede fica localizada no Parque de Rodeios Nicanor Kramer da Luz
Para conhecer melhor o Grupo

Grupo Escoteiro Tabajara 61RS

Grupo Escoteiro de São Marcos, sua sede fica localizada próximo dos Pavilhões da Festa da Ameixa

Veja qual o Grupo mais perto da sua casa, entre em contato e
 venha participar da proxima atividade no sábado a tarde!