O que esperar do novo século escoteiro





Mudanças surgindo, novo logo tipo da ueb, mudanças nos cursos de formação de chefes, alterações e novas etapas para nos guias dos ramos, iniciado la nos anos 2000 com o Ramo Lobinho e concluída mais recentemente com o Ramo Pioneiro. Tive o privilégio de presenciar toda esta transição do sistema antigo para o novo, desde o Ramo Lobinho, quando trocamos as estrelinhas no boné pelos distintivos (pata tenra, saltador, rastreador e caçador, "momento nostálgico agora").




Assim foram mais de 10 anos de intenso trabalho, todo um estudo realizado em cima dos jovens das novas gerações, suas necessidades, demandas, expertises, enfim, não foi nada simplesmente concebido do dia para a noite.
Hoje nos deparamos com diversas mudanças, desde o POR, até uma 'nova concepção do vestuário escoteiro' (download do documento aqui).

Com todas estas mudanças o que está acontecendo?
Podemos ver diversas discuções afins em cima de todas estas mudanças, mais recentemente sobre o novo uniforme, que por sinal ainda nem foi divulgado. Discussões estas que ocorrem em qualquer lugar, sem o devido respeito e consideração com opiniões diversificadas. Por vezes até desrespeitando ao próximo e o que é mais grave, NINGUÉM lembra do real motivo de estar neste movimento, a FORMAÇÃO DO JOVEM.

Talvez pudéssemos aguardar estas mudanças, se virão para melhor ou para pior não sabemos ainda, mas certamente existem diversas pessoas empenhadas em fazer o melhor possível para agradar a todos.

Curiosidade: uma analogia com o 'case iPhone'.
O que concorrentes e analistas diziam do iPhone, 5 anos atrás.

Em 29 de junho de 2012, o iPhone completou 5 anos de vida, revolucionando a indústria dos celulares. Mas no começo, nem todos acreditavam no sucesso dele, achavam que a Apple e Steve Jobs estavam loucos em entrar em um mercado dominado por gigantes. Confira algumas das frases ditas naquela época, por concorrentes e “analistas” de peso da indústria tecnológica.

Ed Colligan – CEO da Palm - 16 de novembro de 2006
Aprendemos e nos esforçamos durante anos para descobrir como fazer um telefone decente. Os especialistas em computadores não vão agora chegar e mostrar como se faz. Não é só chegar e fazer.

Michael Kanellos – Analista da CNET - 7 de dezembro de 2006
A Apple está se preparando para lançar um novo telefone… E ele vai fracassar. As vendas deste telefone até irão disparar no começo, mas as coisas vão se acalmar e o telefone da Apple vai tomar o seu lugar nas prateleiras com as câmeras de vídeo aleatórias, telefones celulares, roteadores sem fio e outros possíveis acertos. Quando o iPod surgiu no final de 2001, ele resolveu alguns problemas importantes com MP3 players. Infelizmente para a Apple, são problemas que não existem no setor de telefonia. Os telefones celulares não são desajeitados, dispositivos inadequados. Em vez disso, eles são muito bons. Muito bons.

Matthew Lynn – Analista Bloomberg - 15 de janeiro de 2007
O iPhone não é nada mais do que um brinquedo de luxo que vai apelar para alguns loucos por gadgets. Em termos de seu impacto sobre a indústria, o iPhone é menos relevante. É pouco provável que a Apple faça algum impacto neste mercado. A Apple vai vender um pouco para alguns de seus fãs, mas o iPhone não vai marcar a indústria a longo prazo.

Steve Ballmer – CEO da Microsoft - 17 de janeiro de 2007
Ele [o iPhone] é o telefone mais caro do mundo e não chamará a atenção dos clientes empresariais, porque ele não tem um teclado físico o que o torna não muito bom para emails… Então, eu olho para isso e digo, bem, eu gosto de nossa estratégia. Eu gosto muito.

Richard Sprague – Diretor Sênior de Marketing da Microsoft - 18 de janeiro de 2007
Eu não posso acreditar nesta atenção toda que está sendo dada para o iPhone … Eu só tenho que saber quem vai querer uma coisa dessas (além do fanático religioso). Então, por favor, favorite este post e volte daqui dois anos para ver os resultados da minha previsão : eu prevejo que o iPhone não vai vender nem perto dos 10 milhões [de unidades] que Jobs prevê para 2008.

Diretoria da RIM – Fabricante do BlackBerry - Março de 2007
É mentira. Não é possível fazer tudo isso que [Jobs] demonstrou sem um processador que consuma uma insana quantidade de energia, o que é terrível para a vida da bateria.


Hoje ainda vemos muitos analistas dando palpite e tentando prever o futuro com cada novo aparelho que é lançado pela concorrência. Mas só o tempo pode dizer se o que lemos hoje em dia realmente irá se concretizar.

Assim terminamos com uma singela ilustração que representa fielmente a indústria de telefonia móvel Antes e Depois do iPhone. Quem sabe não teremos um divisor de águas similar no escotismo com um Antes e Depois do novo uniforme?

Comentem, adoraríamos conhecer a opinião de nossos leitores.
Tirem suas próprias conclusões...